terça-feira, 16 de abril de 2013

Que é good nóis num have

Mayara Abreu Mendes

Dinheiro. Money. Dinero. Geld. Argent. Denaro. Não importa a língua, o país, a pessoa. É difícil de lidar. Quem tem muito, não sabe mais com o que gastar. Quem tem pouco, não tem para gastar com nada. Quem é universitário, vive de racionamentos (e miojos mil). Cartão de crédito, parcelas, empréstimos... Mil e uma formas de se endividar. Mil e duas maneiras de fazer dinheiro. Mesada, pensão, doação, moedas espalhadas pelo chão (e no sofá. E na rua. E em qualquer lugar), emprego e salário. SALÁRIO. Dizem que o primeiro a gente nunca esquece. Dia do pagamento também é conhecido como o dia mensal da felicidade (ou da tristeza quando a certeza é de que não vai ter trocados no final do mês). Receber dinheiro por aquilo que gosta (ou não) de fazer. Parece legal. Nem sempre é. Mas parece.

Foi nessa onda de dia do pagamento, dia de pagar formatura, dia de fazer lista de compras, dia de calcular quanto dinheiro ainda tem para o resto do mês que parei no meio das contas (boa com exatas que sou) e refleti no número infinito de músicas que existem por aí que falam sobre o tão precioso dinheirinho nosso de cada dia e seus desdobramentos: ser pobre, ser rico, dar o calote, ganhar na loteria e por aí vai.

Confira agora as dez músicas sobre dinheiro em suas diversas formas escolhidas de acordo com meus gostos musicais e dicas de amigos no Facebook:

Money – Pink Floyd
A clássica das clássicas quando se pensa em dinheiro. Dinheiro, muito dinheiro só para você. É um perigo, “is the root of all evil today”.

Price Tag – Jessie J
Pessoas corrompidas pelo dinheiro e esquecendo os sentimentos e a música. Esqueça esse mundo do dinheiro de agora, é o que diz Jessie J com “Money can’t buy us happiness”, “We’re paying with love tonight” e “You can’t put a price in my life”.

Mim Quer Tocar - Ultraje A Rigor
Tentar ganhar dinheiro fazendo o que gosta. Sonho, ilusão ou possibilidade? “Mim quer tocar/ Mim gosta de dinheiro”. E um pouco de inglês misturado com português. Money!

Rich Girl – Gwen Stefani
Gwen confusa. Dividida entre ter todo o dinheiro do mundo e o amor de seu amado. Mas ela prefere o amado. “Your loving is better than gold and I know”. Awn.

Who’s Got Your Money – Tina Parol
Porque é como a Tina Parol diz: se você é traída e o bofe é rico, pega todo o dinheiro e gasta. Depois de gastar muito, você vai ficar feliz (ou não). “He broke my heart/ So I took his money”, muitas marcas e a Tina Parol vai consertando o coração cobrindo-o com diamantes.

Can’t Buy Me Love – The Beatles
Para aqueles que acham que podem comprar tudo. O amor não, gente. O amor não. Já diria Beatles. Pode até te comprar um anelzinho de diamante ou qualquer outra coisa que caiba no bolso, mas seria melhor se você quisesse o que o dinheiro não pode comprar, sabe? Porque “Money can’t buy me love”.

Não Quero Dinheiro – Tim Maia
O Tim Maia nem pensou em dinheiro, não. Ele só quis amar. Ele ficou uma semana inteira só esperando pelo momento em que veria a amada cantando e sorrindo. “Não quero dinheiro/ Quero amor sincero”. Dinheiro pra que quando se pode amar, né, Tim?!

Me Dá Um Dinheiro Aí – Marchinha de Carnaval
A marchinha diz que não importa se você vai me dar o dinheiro ou não, mas eu vou beber até cair de todo o modo. Seria legal se você me ajudasse a beber pagando um pouco para mim.*
*análise meramente ilustrativa. Marchinha sem sentido. E se beber, não dirija.

Opportunities (Let’s Make Lots Of Money) – Pet Shop Boys
Um cara inteligente, que quer ficar rico e infinitas oportunidades e possibilidades para fazê-lo. Porém ele precisa de um companheiro. “Do you want to be rich?/ I’ve got the brains/ You’ve got the looks/ Let’s make lots of money” e o mundo é fácil quando se tem um plano (ou vários planos) maligno.

1406 – Mamonas Assassinas
Não preciso dizer nada. Só que “Se nóis hevasse/ Nóis num tava aqui workando”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário