quarta-feira, 20 de março de 2013

Everyone’s Irish on March 17th

Monique Nascimento

Domingo, dia 17 de março, foi o Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day), o padroeiro da Irlanda. Um feriado muito tradicional comemorado principalmente na Irlanda e em outros países de língua inglesa. Se você já viu alguma foto de várias pessoas vestidas (ou pintadas) de verde e com grandes copos de cerveja na mão já deve ter uma noção do que é.

O povo irlandês é bastante conhecido por ser festivo e por sua relação com música. Por causa disso, trouxemos uma playlist que vai te levar mais perto da terra dos Leprechauns, além de depoimentos de brasileiros que participaram da festa e contam como foi.

“Everyone’s Irish on March 17th”


“Eu cheguei em Dublin na quinta-feira, quando ainda estava meio morno. Mas a partir de sexta a galera já estava pirando nas ruas. Todo mundo compra um chapéu, um cachecol ou alguma coisa verde. Tem gente que pinta o rosto, enfim... Todo mundo se empolga! E pelo o que eu percebi, a Irlanda toda comemora assim, claro que em proporções menores. Na sexta eu fui para um vilarejo e eles já estavam planejando o domingo nos pubs! E eles têm mil pubs em todos os cantos.

Eu fiquei bem surpresa em ver a relação deles com a música. Claro que a gente já imagina porque assistiu filmes e toda aquela coisa, mas eles são realmente conectados com isso. Todo irlandês gosta de cantar, conhece as principais canções e se empolga quando alguém começa a cantar também. As músicas podem ser em inglês ou em irlandês mesmo. Eu não sei explicar bem como são essas músicas, mas elas têm um tom bem rústico, antigo, que reflete um pouco a cultura mais rural que eles ainda têm em muitos lugares do país.
Dá pra perceber que a música tem um papel muito importante na vida deles sabe, que eles gostam de cantar, de expressar sua história e seus sentimentos pela música, e que isso é muito intrínseco na cultura deles.

O bacana de lá é que nos pubs sempre está rolando uma música, mesmo que não seja dessas tradicionais, e aí a galera anima e canta junto. No sábado, eu passei na região do Temple Bar, que é um bairro cheio de pubs em Dublin. Todo pub tinha música, e muitos deles era ao vivo! Fiquei feliz porque tocou bastante U2! Mas também lembro que rolou Mumford and Sons e outras coisas mais "mainstream".

O povo daqui é demais. Eles são muito simpáticos, sorridentes e calorosos. É um país muito bacana de se visitar! Acho incrível como, mesmo com tantos problemas políticos recentes na história deles e com um histórico de emigração muito grande, eles ainda são um povo receptivo e alegre”.


Amanda Tavares, 20 anos. Atualmente mora em Londres e comemorou o Saint Patrick’s Day em Dublin


“Esse é o maior feriado, o mais comemorado da Irlanda, é como se fosse o nosso Carnaval, as ruas ficam lotadas de gente, todos usando vários artigos irlandeses, bandeiras, chapéus e roupa verde.

Tem um desfile na principal rua da cidade, as pessoas ficam caminhando pelas ruas migrando de pub em pub.

Se você não estiver com alguma coisa verde, as pessoas podem te pregar uma peça, como pintar você de verde. Se você é um estranho total, eles perguntam ou sugerem se você quer que eles te pintem com a bandeira da Irlanda, por exemplo.

Nos principais pubs, sempre rolam músicas irlandesas, as mais tradicionais. E quando toca, todo mundo sempre canta junto.

Eles são bem patriotas também, desenhando a bandeira deles nos seus rostos e usando gravatas e adesivos com os dizeres ''kiss me, I am irish''. Estão sempre sorrindo e são muito simpáticos sempre. Na rua mesmo, às vezes já puxam alguma brincadeira, mas depois seguem seu rumo.

Tem muita gente na rua, andando, bebendo, muita gente fantasiada. Em geral vão todos para os pubs, onde você encontra um ambiente mais descontraído, com música (boa parte com bandas ao vivo) e lugares para sentar e conversar enquanto toma cerveja.

É comum o feriado durar mais de um dia também. Aqui na Irlanda todo feriado, se não cai na segunda, é transferido para esse dia, ou seja, sempre tem um fim de semana prolongado. Hoje (dia 18), por exemplo, é feriado, que aqui eles chamam de ''bank holiday''. A festa começa na quinta e dura sexta, sábado e domingo”.


Vinicius Anlee, 21 anos. Mora em Dublin há um ano e dois meses


Assista também a esse vídeo gravado em Galway especialmente para o Saint Patrick's Day. O vídeo está sem legenda, mas vale a pena se arriscar e conferir o maravilhoso sotaque irlandês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário