sábado, 10 de novembro de 2012

Fugere urbem

Carolina Baldin Meira

Perdi as contas de quantas vezes desejei que minha cama fosse um buraco negro. Eu só precisaria me afundar embaixo do lençol e pronto: deixaria de habitar o planeta por uns instantes. Tal sensação (diga-se de passagem, muito recorrente) pode ter várias causas: momentos de desespero, confusão mental ou simplesmente preguiça. Mas vai dizer que você também nunca pensou em sumir?

O que pra alguns é covardia, pra mim é autoconhecimento. As maiores decisões da minha vida eu não tomei em conjunto. Epifania se tornou sinônimo de banhos demorados, de pequenas bolhas na xícara de café quente, de viagens com os olhos vidrados na janela do ônibus ou daqueles cinco minutos frenéticos do cérebro antes de pegar no sono.

E nem sempre é o silêncio que traz o alento da fuga. Sons de respiração, passos e música. Uma das melhores experiências de “sumiço”, por mais que mental, é fechar os olhos e se perder nas notas de um instrumento e na letra de uma composição.

Para todos aqueles que também já tiveram vontade de desaparecer, de forma física ou não, montei uma playlist com músicas que trazem esse tema. Me acompanha?

É claro que não poderia deixar de lado Gilberto Gil e a clássica Vamos Fugir, do LP Raça Humana (1984) – música quase tão regravada quanto o hino nacional.

Vamos Fugir by Gilberto Gil on Grooveshark


Em 2006, foi a vez da cantora Gwen Stefani pedir desculpas e tentar escapulir, com The Sweet Escape.

The Sweet Escape by Gwen Stefani Ft Akon on Grooveshark


Quem nunca teve 17 anos e quis fugir de casa? 

Natasha by Capital Inicial on Grooveshark


Batidas do coração aceleradas. Busca por liberdade (mesmo que da prisão). AC/DC com Jailbreak, de 1976.

Jailbreak by AC/DC on Grooveshark


"Onde eu possa compor muitos rocks rurais"Da agitação ao ambiente bucólico: Casa no Campo,  da década de 70. Linda letra de Zé Rodrix na grande voz de Elis Regina.

Casa no campo by Elis Regina on Grooveshark


Há momentos em que sumir é assim: tão delicado quanto sais e minerais a evaporar. Composição de Rodrigo Amarante com a doçura de Little Joy.

Evaporar by Little Joy on Grooveshark

Nenhum comentário:

Postar um comentário