sábado, 20 de outubro de 2012

O mundo é melhor de ponta cabeça

Carolina Baldin Meira

Há dois tipos de pessoas (e profissionais) que eu sempre quis conhecer e trocar uma ideia: as que fazem vinhetas da MTV e os publicitários que escolhem músicas dos comerciais de perfume. Os primeiros eu acho que dispensam explicações. Imagina só descobrir as cabeças por trás daqueles “art breaks” – vulgo vídeos totalmente brisados (e bizarros, em alguns casos) – e tentar entrar naquele mundo de concepções originais e divertidas?

O outro caso não é menos interessante. Eu adoro propagandas de perfume, porque na falta do estímulo olfativo, elas precisam reinventar. Resta assim prender o público consumidor pelos olhos e pelos ouvidos. Os sentidos se unem em combinações que chamam a atenção, seja pelos vídeos bem feitos, que quase se assemelham a curtas metragens, seja pelas escolhas musicais.

Pensando neste assunto, comecei a rever vídeos publicitários de perfumes e a prestar atenção em sua trilha sonora. Foi aí que me lembrei de um comercial de 2008, da Rexona:



Reparou na música escolhida? “The world is a better place when it’s upside down”, anuncia o verso cantado por uma potente voz feminina, justificando o comercial do novo desodorante roll on de ponta cabeça. A ideia do vídeo é bem legal, mas a escolha da trilha é melhor ainda. Me recordo de ter ido atrás dessa música na época da propaganda. A dona desse timbre bonito é Gabriella Cilmi e o hit é Sweet About Me.

Sweet About Me by Gabriella Cilmi on Grooveshark


Gabriella Cilmi: beleza e voz (Foto: last.fm)
A moça é nascida na Austrália, mas o nome não nega as origens: a família de Gabriella é italiana. O interesse pela música surgiu de inspirações grandiosas, como a americana Nina Simone, Janis Joplin, o músico Cat Stevens e a banda Led Zepellin, da qual ela fez covers com um grupo no início da carreira. Seu talento foi descoberto pelo mercado em um festival de Melborune, em 2004, através de um produtor da Warner Music.

Desde então, Gabriella – que tem apenas 21 anos – lançou dois álbuns, Lessons To Be Learned (2008) e Ten (2010). O hit Sweet About Me subiu nas parada musicais e fez a garota vencer diversas categorias de premiação, desde artista revelação a melhor artista feminina e single do ano.

Apesar da pouca idade, Cilmi já acompanhou grandes shows, como a turnê de James Blunt e se apresentou com as bandas R.E.M. e Kaiser Chiefs. Com uma voz ótima para músicas R&B e jazz, a cantora tenta trazer elementos desses estilos ao pop mais comercial. Seu último videoclipe, do início deste ano, é da música Vicious Love. Confere aí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário