domingo, 14 de outubro de 2012

Escutando pela capa

Julia Germano Travieso

Quem nunca ouviu falar – bem ou mal – de gente que julga livro pela capa? No mundo da música, o gosto por bandas ou estilos específicos acaba deixando essa vaidade em segundo plano. Mas quem não prefere uma capa daquelas que dá vontade de mostrar pra mãe? Se isso não faz diferença na hora da compra, com certeza define se o disco vai ficar dentro da gaveta ou à mostra na estante. Aí vão cinco discos, com músicas e capas boas. Perceber a semelhança entre elas fica por sua conta:

Elephant – The White Stripes (2003) 

A capa vermelha é apenas uma das seis versões lançadas, mas a pergunta que não quer calar é: você já reparou que a posição em que Jack e Meg se encontram forma um elefante?





If You're Feeling Sinister – Belle & Sebastian (1996) 

O álbum da dupla escocesa está no livro 1001 Álbuns Que Você Deve Ouvir Antes de Morrer. A responsável não é a capa, mas quem não tem vontade de fazer um poster com essa imagem?
It's Never Been Like That – Phoenix (2006) 

A capa vermelha, branca e preta chama a atenção em meio aos infinitos discos que o rodeiam numa loja, mas curioso mesmo é o rapaz de ponta cabeça.




A.M. – Wilco (1995) 

A recepção desse álbum pela crítica não foi exatamente o que os músicos esperavam, recebendo apenas três estrelas e meia na Rolling Stone. A capa, entretanto, poderia muito bem ser o plano de fundo do meu computador.

Amnesiac – Radiohead (2001) 

A banda não é das minhas favoritas, mas como deixar de lado uma capa que é, na verdade, um livrinho vermelho, o qual você abre e é surpreendido por um CD. Essa edição especial venceu a categoria 'Best Recording Package' (em tradução livre: melhor capa de álbum) nos Grammys de 2002.



A não ser que seu monitor seja preto e branco, você deve ter percebido a semelhança entre eles. Nesse Especial Vermelho foram selecionadas apenas algumas em meio às milhares de capas dessa cor, que por comunicar sentimentos como paixão, ódio, desejo e força foi escolhida propositalmente para antecipar o tema tratado no álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário