quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um parafuso a mais em cada cabeça

Carolina Rodrigues

Era pra ser mais uma daquelas viagens chatas e demoradas. Esperei a carona chegar, coloquei as malas e entrei no carro, com aquele ar de sempre de “quero chegar logo em casa”. Até que ligaram o rádio. Escutei algo parecido com “fulano, beltrano e cicano” e alguns ditados populares, como “do lado mais fraco a corda arrebenta” e outros que, logo pensei, deveriam ser de autoria daqueles doidos que estavam cantando. 

Apesar de não socializar muito nas caronas e sempre optar por colocar o foninho de ouvido e escutar minhas músicas, resolvi perguntar qual era a banda. “4 cabeça”. “Que??” “4 cabeça é o nome da banda”. Eu nunca tinha ouvido falar neles. Seguiram-se então várias músicas, engraçadas mas com um tom crítico no fundo, que me lembraram os Mamonas Assassinas. Foi assim que aquelas três horas de viagem se tornaram, eu diria, mais divertida. Foi assim que eu percebi o quanto a música pode mudar o ambiente em que você está ou até mesmo o seu humor. Incrível, né? Mas vamos nos apegar a essas quatro cabeças que pensam pra valer. 

Crédito: facebook.com/4cabeca

Os quatro amigos já possuem anos de carreira musical e durante todo esse tempo se encontraram uma vez aqui e outra ali para tocarem juntos. Até que, em 2004, fizeram seu primeiro show como 4 Cabeça, com várias músicas de autoria própria.

Gabriel Moura é vocalista e compositor bastante reconhecido no cenário musical. É parceiro de Seu Jorge na banda Farofa Carioca e atua como músico há uns 20 anos. 

Rogê é carioca e sempre compôs músicas que retratem o Rio de Janeiro, marcadas em sua maioria pelo reggae e pelo sambalanço. Já fez parcerias com Arlindo Cruz, Seu Jorge e Duani. 

Luis Carlinhos, além de cantor e compositor, é ator. Fez parte do grupo de reggae Dread Lion e atualmente segue com sua carreira solo. Recentemente, lançou o álbum Muda

Baia é um cantor e compositor baiano que se aventura desde a música nordestina até o rock. Possui carreira solo e lançou seu primeiro álbum recentemente, o Habeas Corpus

Para entender melhor o que é a 4 Cabeça, leiam a definição que eles mesmo se dão no perfil do facebook da banda: "Sujeito cabeça! Papo cabeça! Cabeça de vento! Cabeça de Nêgo! Cabeça d'água! Cabeça de gado... Já tem cabeça à beça neste mundo desmiolado, mas quatro delas se juntaram para um projeto musical que faz a cabeça (olha ela aí de novo!) de muita gente, no Rio. Ninguém encabeça a lista, mas anota aí os nomes: Maurício Baia, Gabriel Moura, Luis Carlinhos e Rogê. Quatro compositores, quatro cantores, quatro artistas, 4 Cabeça, como eles mesmos batizaram o encontro!"

Bom, essa mistura de culturas, de ideias, de ritmos e de cabeças obteve um ótimo resultado. O site Oi Novo Som gravou um show da banda e disponibilizou para o público. Percebemos o quanto há de sintonia entre eles e o quanto a música é algo natural, que flui. 

Deem uma olhadinha (ou melhor, uma escutadinha) para comprovar o talento desses cabeções que são a prova viva do quanto a música pode ser, ao mesmo tempo, divertida, crítica e de ótima qualidade:


Vale a pena conhecer as demais músicas. É só acessar nosso querido youtube!

Um comentário: