terça-feira, 14 de agosto de 2012

Glen e Markéta


Mayara Abreu Mendes

Tenho uma paixão enorme pelo musical irlandês Once. Esse amor é tão grande que, no especial sobre trilhas sonoras do Play This Beat, eu não poderia ter escolhido nenhum outro filme para escrever sobre. Enquanto eu vasculhava a internet atrás de informações sobre o filme, acabei descobrindo que os dois atores protagonistas tinham uma ligação que ia além da atuação e da união musical para o filme. E é sobre essa ligação que eu falarei no meu post de hoje.

The Swell Season
Foto: perfil oficial da banda no Facebook

O irlandês Glen Hansard conheceu a tcheca Markéta Irglová em 2005, através do diretor Jan Hrebejk. Jan convidou Glen e Markéta para trabalharem juntos na produção da trilha sonora de seu filme, Beauty in Trouble. Paralelamente ao trabalho com as músicas para o longa, os dois começaram a produzir um CD em dueto e logo depois entraram em estúdio para gravá-lo.

Foi só em abril de 2006 que o álbum foi lançado. Chamado The Swell Season – mesmo nome da banda, que se inspirou no título de um livro de Josef Škvorecký –, Glen e Markéta produziram nove músicas de extrema qualidade, falando sobre, principalmente, o amor e um pouco do desamor.

Em 2007, foram convidados a estrelar e produzir as músicas de Once. Em fevereiro de 2008, ganharam o Oscar de melhor canção original com Falling Slowly, música que já estava no The Swell Season. Fizeram também uma compilação com todas as faixas inclusas no filme, mesmo as que já faziam parte do primeiro álbum da banda (além de Falling Slowly, as músicas Lies e When Your Mind’s Made Up também haviam sido gravadas anteriormente).

Glen e Markéta
Foto: divulgação

The Swell Season voltou aos estúdios só em 2009 para gravar seu segundo álbum. De nome Strict Joy, as doze novas músicas da dupla retratam todas as relações humanas, incluindo o fim de amores com mais ênfase do que no primeiro álbum e, em poucos momentos, o amor em si. Até agora, o álbum teve três singles: In These Arms, Low Rising e Feeling The Pull.

Glen e Markéta saíram várias vezes juntos em tour pelo mundo, passando até mesmo por terras brasileiras. Atualmente, ambos estão fazendo suas turnês solo, também pelo mundo todo, com uma ou outra ocasional apresentação em conjunto. A promessa de um terceiro álbum existe e, de acordo com ela, só depende do tempo livre dele para que isso aconteça logo.

O que faz com que a dupla dê tão certo é a perfeita combinação entre uma voz doce e frágil como a de Markéta e uma outra mais forte, com um aspecto decisivo, vinda de Glen, além da harmonia e sincronia provenientes da junção do violão dele com o piano dela. The Swell Season é realmente uma graça e faz com que aqueles que a escutem tenham vontade de sentar numa mesa de um barzinho, ouvindo as músicas e tomando uma boa cerveja, desabafando e refletindo sobre a vida.


In These Arms:


Nenhum comentário:

Postar um comentário