domingo, 10 de junho de 2012

Músicos Viajantes

Julia Germano Travieso

Domingo. Para uns, dia de feira, para outros, dia de missa. Para os leitores desse blog, dia de especial. O tema deste mês é coletânea. Ela pode ser encontrada em qualquer lugar e se prolifera como erva daninha, mas, entre todas essas, algumas têm destaque e merecem atenção. 

O primeiro exemplo é a Brazilian Lounge, sugestão da semana passada. Agora é a vez de um projeto diferente, organizado meio de repente, mas que está dando muito certo desde 2004. 

Playing For Change é uma ideia, ou melhor, um ideal de dois caras que viajam o mundo guiados pela música. Mark Johnson e Enzo Buono são os nomes por trás do projeto, que busca inspirar, conectar e trazer paz ao mundo por intermédio da música. Eles partem de um pensamento simples no qual muitos acreditam: a música é capaz de derrubar barreiras e superar a distância entre as pessoas. 

Abre parêntese. Isso pode ser observado em We Are The World, gravada duas vezes, em ocasiões diferentes, mas ambas buscando verba para ajudar a África e o Haiti, respectivamente. Fecha parêntese.

Para tirar os planos do papel, eles montaram um estúdio de gravação móvel com os melhores equipamentos e puseram os pés na estrada, viajaram para todos os lugares, sempre guiados pela música e liderados por bom humor e alegria.

Desde 2004 as coisas mudaram e para a melhor. Já foram gravados dois discos de estúdio  o Songs Around the World e o Pfc 2: Songs Around the World  além do Playing for Change Live, gravado durante a turnê mundial realizada em 2009 (você pode fazer um tira-gosto das músicas). Outro avanço é a Playing for Change Foundation, que monta escolas de música e incentivo à arte em comunidades que precisam de inspiração e esperança, criada em 2007. 

Por fim, não deixe de visitar os canais do Vimeo e do Youtube que reúnem as peripécias de Mark e Enzo ao redor do mundo. Um dos melhores é a compilação que monta a música Sittin' On The Dock Of The Bay

                   Sittin' On The Dock Of The Bay from Playing For Change on Vimeo.

E não poderia faltar o primeiro, a ignição de tudo: 

                   Stand By Me | Playing For Change from Playing For Change on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário