terça-feira, 10 de abril de 2012

Hermanos "re-tratados"

Amanda Lima

Capa por Luyse Costa
Enquanto o Los Hermanos se preparava para a turnê deste ano, a Musicoteca – site para quem se interessa por música de qualidade distribuída gratuitamente – reuniu 33 artistas brasileiros e de surgimento recente no cenário musical para interpretar canções do quarteto. O projeto, intitulado Re-Trato, traz versões um tanto diferentes para melodias há muito eternizadas.

O primeiro disco da coletânea foi divulgado no início deste mês, e é também em abril que começa a turnê da banda carioca. O próprio site idealizador resume o projeto como a reunião de músicas que marcaram uma geração “com interpretações inéditas da nova safra musical brasileira”.

Para quem não sabe bem o que esperar, vale dizer que se encontram entre as faixas desde a voz doce de Tiago Iorc, em Morena, até a incorporação completa de um bloco carnavalesco feita pela banda Do Amor, em Todo Carnaval Tem Seu Fim.

A ideia de dar novas roupagens a canções do Los Hermanos foi decerto captada pelos artistas. Efeitos eletrônicos e psicodelia foram explorados em O Vento, por Quarto Negro, e em Primavera, interpretada pela Banda Gentileza. O disco agrega também um instrumental meio swing de Azedume, por Fusile.

Toda a arte de Re-Trato é assinada pela artista plástica Luyse Costa
(Créditos: amusicoteca.com.br)

Uma seleção das faixas mais marcantes não poderia deixar de contemplar a delícia de Deixa o Verão na voz de Tibério Azul ou Tá Bom, recriada por 5 a Seco. Além delas, para quem tem de cor e assobia Último Romance do início ao fim, pode aproveitar os novos ritmos explorados por Graveola e o Lixo Polifônico.

Enquanto os shows do Los Hermanos não chegam, aproveitem para conhecer o material fino produzido pela Musicoteca. Re-Trato foi idealizado por Pedro Ferreira, integrante da equipe do site.

O projeto resultará em um álbum duplo com algumas faixas bônus, além de 30 ilustrações (uma para cada faixa) criadas por Luyse Costa.


A distribuição de Re-Trato é gratuita. Para ouvir por streaming ou fazer o download do disco, acesse o post da Musicoteca. Aproveite também para conhecer outros artistas apresentados pelo site.

@mandiml

Um comentário: