terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os Reis Nórdicos

Uma banda finlandesa que une grandes músicos e regrava grandes canções


Marina Rosanese

Northern Kings.
Foto: myspace.com/northernkings
Quem lê o Play This Beat com certa frequência pode perceber pelos meus posts anteriores que eu sou uma grande fã de covers. O mesmo leitor pode também perceber que eu sou mais fã ainda de bandas de metal. Imagine agora meu êxtase em descobrir uma banda que une os dois. Refiro-me à banda Northern Kings. 

O Northern Kings é um conjunto formado em 2007 por grandes nomes como Jarkko Ahola (ex-baixista e vocalista da banda Dreamtale), Marco Hietala (ex-baixista do Nightwish), Tony Kakko (vocalista do Sonata Arctica) e Juha-Pekka Leppäluoto (ex-vocalista da banda Charon). A banda, que me foi apresentada por uma amiga conhecedora de meu gosto por covers, se dedica ao estilo chamado de "metal sinfônico" e regrava clássicos do rock ou do pop. O primeiro single do grupo, inclusive, foi We Don't Need Another Hero, gravado por Tina Turner em 1985.

We Don't Need Another Hero by Northern Kings on Grooveshark

Fiquei intrigada com a banda logo que ouvi seu nome. "Reis do Norte", traduzindo. Pode soar um pouco arrogante, mas tem um traço cômico, considerando que todos os integrantes nasceram na Finlândia. No entanto, o que mais me intrigou de fato foi imaginar versões cheias de pedais duplos e agudos incríveis em canções como Kiss From a Rose do cantor londrino Seal, ou My Way, do eterno Frank Sinatra. Aliás, My Way é meu cover preferido da banda e, por isso, deixo aqui o vídeo em que o vocalista Jarkko Ahola canta a versão do Northern Kings deste clássico.



Muita gente critica covers com o argumento de que o original é sempre melhor. Eu concordo e afirmo que as músicas regravadas pelo Northern Kings eram excelentes originalmente. Entretanto, não posso negar que adoro metal e que esses covers são, no mínimo, interessantes. Creio que vale a pena conhecer. Dessa forma, deixo aqui mais uma versão inusitada desta banda finlandesa, e espero que mais gente se interesse por estes novos arranjos. Ouça o cover mais metal já feita de Don't Stop Believin', da banda norte-americana Journey.

Don't Stop Believin' by Northern Kings on Grooveshark

Nenhum comentário:

Postar um comentário