domingo, 25 de dezembro de 2011

A Very Special Christmas

Carolina Baldin Meira

Ah, o Natal...
Fim de ano. Tempo de enfrentar o aglomerado humano nas lojas em busca de presentes, reunir a família, organizar os preparativos da ceia, colocar o peru para assar, e, claro, escolher uma trilha sonora – e não, eu não estou falando daquele clássico da Simone (Então é Natal) que sua tia-avó insiste em colocar todos os anos – adequada a tal ocasião especial.

No post de hoje, minha missão era mais do que escrever sobre parcerias musicais entre artistas: a escolha precisava ter um tema natalino, o que restringia – e muito – as minhas opções. Foi meio sem querer que descobri, então, a interessante compilação de álbuns com canções de Natal, denominada A Very Special Christmas.

Neste momento você deve estar pensando: “Interessante? Desde quando esses discos de Natal trazem algo de inovador?”. Certo? Errado!  A proposta da compilação A Very Special Christmas é muito bacana: todo o retorno financeiro dos CDs é revertido em benefício da Special Olympics. Trata-se de uma organização para crianças e adultos com deficiência mental, que organiza treinos e competições para mais de 3 milhões de atletas de 175 países. As chamadas Olimpíadas Especiais acontecem a cada dois anos, alternando entre esportes de verão e de inverno. 

Processo de criação

A ideia original de lançar um CD com este tema foi do produtor musical Jimmy Iovine, que queria produzir um álbum de Natal em memória de seu falecido pai. A esposa de Jimmy, Vicky, foi quem sugeriu que as gravações ajudassem a Special Olympics, já que ela é voluntária da organização.

O projeto foi acolhido pelos fundadores da gravadora A&M Records, Herb Alpert e Jerry Moss, que, juntamente com Bobby Shriver, ajudaram a realizá-lo. Os discos do A Very Special Christmas, desde o primeiro álbum, de 1987, arrecadaram cerca de 100 milhões de dólares para a organização, mais do que qualquer outra série de CDs natalinos até hoje. A arte das capas é de autoria do renomado artista Keith Haring.

Capa do primeiro álbum A Very Special Christmas, de 1987

A Coletânea

Desde 1987, foram lançados, ao todo, sete discos da coleção.  O primeiro álbum contou com grandes nomes da música, como U2, Bryan Adams, Bon Jovi, Madonna, Sting, Whitney Houston, The Pretenders, entre outros, cantando clássicos que vão de Silent Night, Back Door Santa a Have Yourself A Merry Little Christmas e Jingle Bell Rock.

As outras edições também contaram com participações marcantes como Paul Young, The Smashing Pumpkins, No Doubt, Dave Matthews, Sheryl Crow, Snoop Dogg, Eric Clapton, Mary J. Blige, Norah Jones. Foram destaque também os músicos B. B. King e Stevie Wonder, no quinto álbum da série.  

O sétimo e mais recente álbum, lançado em 2009, apostou em artistas que estavam ganhando voz no mercado musical. Entre eles, Colbie Caillat, Sean Kingston, Leighton Meester, Carrie Underwood e os ídolos teen Mitchel Musso, Miley Cyrus, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale.

Com todo respeito a tais jovens artistas, caros leitores, acho mais digno presenteá-los com uma versão do segundo álbum A Very Special Christmas, de 1992. É uma repaginação bastante original de um clássico natalino: Santa Claus Is Coming To Town, na poderosa e inconfundível voz de Frank Sinatra, acompanhado, inusitadamente, da divertida cantora Cyndi Lauper.

Fique com o resultado dessa parceria diferente e descontraída, que marca um encontro de gerações e de musicalidades. E deixa no ar aquela sensação de renovação que só o fim de ano consegue proporcionar, sabe como é? Enfim, Feliz Natal a todos!

Santa Claus is Coming to Town by Frank Sinatra & Cindy Lauper on Grooveshark

2 comentários:

  1. Boa dica, como sempre, Carol! A parceria do Sinatra com a Cindy ficou ótima mesmo. Parabéns pelo post. (:

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post :) Quem disse que Natal só é feito de Simone? haha!

    ResponderExcluir