quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Primeiro álbum de Birdy traz regravações de músicas indies

Vanessa Souza

Ela é britânica e tem 15 anos. Só com essas informações, é fácil enquadrá-la na mesma geração musical de Justin Bieber e Manu Gavassi – o primeiro é apenas dois anos mais velho que ela. No entanto, Jasmine van den Bogaerde, ou simplesmente Birdy, escolheu seguir um outro caminho: além da presença garantida do piano em suas gravações, ela adota um visual clean que desvia toda a atenção para sua música.

No dia 4 de novembro deste ano, a cantora e pianista lançou seu primeiro álbum, o homônimo Birdy. A versão regular trás 11 faixas, das quais 10 são regravações. Sim, um disco de covers. Pensar nisso pode ser um pouco assustador. Será que ela inventou de mexer com grandes nomes da música e atiçar o ódio dos fãs de clássicos? Mesmo tendo o potencial necessário, Birdy escolheu canções indies nascidas depois dela para compor seu repertório (a exceção é a faixa Fire & Rain, lançada em 1970 por James Taylor).

Skinny Love, originalmente gravada pelo Bon Iver, foi escolhida como primeiro single e o lançamento aconteceu em janeiro deste ano. A música chegou à 17ª posição nas paradas britânicas e foi ainda mais além em outros países da Europa. Alguns dos principais motivos são a maturidade da voz de Birdy e a emoção que ela passa nas canções. Com isso, ela consegue fugir de mais um problema de se gravar um álbum de covers: o que podia virar uma colcha de retalhos acaba montando um disco conciso, no qual a cantora aparenta tomar posse das músicas e torná-las suas.

A combinação de piano e voz – e, eventualmente, bateria e outros instrumentos – durante todo o álbum dá um tom triste às canções. O ápice acontece em Shelter, que mostra o lado mais dramático da britânica. Without a Word, a única composição própria da Birdy no disco, segue essa linha, descrevendo o término de um relacionamento.

Entre os planos futuros da cantora está o lançamento da música I’ll Never Forget You como single ainda no começo de 2012. Enquanto isso, fique com o clipe mais recente dela, People Help the People.



Para ouvir mais músicas da Birdy, você pode entrar no Soundcloud ou no site oficial da cantora.

@vanessazsouza

Um comentário: