quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O que esperar do show da Björk no Brasil

Carolina Ito



Sim, está confirmado o show da Björk no Brasil em 2012! Já podem enxugar as lágrimas todos aqueles que admiram a islandesa que virou ícone da música alternativa no mundo. A cantora irá se apresentar durante o Festival Sónar que será realizado nos dias 11 e 12 de maio, no Parque Anhembi, em Sampa.

O festival viaja pelo mundo à procura de artistas que compõem o cenário alternativo musical, além de oferecer atrações de arte multimídia - bem a cara do novo cd da Björk, o Biophilia (leia mais sobre o álbum aqui).

A última vez que a islandesa deu uma passada pelo Brasil foi em 2007, no TIM Festival, com sua turnê do álbum Volta. Foram shows memoráveis, apesar da falta de compreensão da plateia em alguns momentos. Um amigo meu relatou a experiência de estar curtindo o show (na verdade estava bem emocionado por ver e ouvir Björk ao vivo) e atrás dele estavam alguns garotos zombando da voz dela e do que ela fazia no palco. Como se não bastasse, eles gritavam para que começasse logo a próxima atração.

Quando se fala em Björk, nada é previsível e nada esbarra com clichês da música pop. Talvez por isso seu som seja, de certa forma, pouco acessível. Ela faz uma espécie de pop às avessas, explorando aspectos sutis da letra e da melodia que escapam aos ouvidos desatentos.  

Esse pop se afina (ou desafina) no álbum Homogenic (1997), um dos meus preferidos. A música All is Full of Love ilustra bem o que estou dizendo: “Tudo está cheio de amor” é a frase que se repete insistentemente, dando a ideia de que o amor é um clichê precioso na modernidade, que serve tanto para preencher o ego narcísico quanto para vender produtos. É uma interpretação. Vale a pena assistir ao videoclipe de All is Full of Love dirigido por Michel Gondry.

O que esperar do próximo show de Björk no Brasil? Bem, se no álbum Biophilia ela vem com experimentações mirabolantes e a proposta de unir natureza com tecnologia, é de se esperar uma apresentação surpreendente e - por que não - bizarra. Mas se quiser ter contato com essa experiência cósmica, corra, pois a venda antecipada de ingressos começa hoje no site Ingresso.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário