quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Um dia, uma música

Uma seleção de canções que combinam com situações do dia-a-dia

Marina Rosanese

Estes aí com certeza ouviram à canção Vodka.
Fonte: Blog Wildhearts
Este é o centésimo post de nosso blog. Em homenagem a isso, resolvi fazer uma união entre a música e situações presentes no cotidiano de todo mundo. Afinal, este sempre foi o objetivo de nosso blog: criticar, apresentar e dar a vocês um pouco de música, que tanto faz parte de nossa vida. Se ela não existisse, tudo seria muito mais sem graça. No post de número cem, trago a vocês a vida e a música. Enjoy.

Obviamente, as pessoas têm gostos próprios sobre músicas e, especialmente, sobre como cada uma se encaixa em uma situação. De qualquer forma, tentei escolher canções que, pela letra e pela melodia, façam sentido de maneira geral nas situações que ocorrem na vida de todo mundo.


Música para relaxar 

Seu dia foi extremamente cansativo e você tem milhões de problemas para resolver para o dia seguinte. Só uma coisa vem à mente: se esticar na cama, botar o fone de ouvido e escutar uma música bem calminha para você dormir um pouco ou, simplesmente, esquecer dos problemas por alguns minutos. Para mim, a canção ideal para essa situação é Doce Solidão, do Marcelo Camelo. A música tem uma melodia doce e tranquila, que imediatamente leva sua imaginação a uma praia, com você deitado em uma rede. Além disso, a voz baixa e suave de Camelo juntamente com a letra simples faz com que você esqueça seus pensamentos por um tempo. Deite agora no sofá e ouça.



Música para "encher a cara" 

Se você está em uma festa open bar, não importa o fundo musical: você vai beber mesmo que esteja tocando uma música gospel. No entanto, tudo fica mais divertido se houver uma canção que combine. A música que eu acredito ser a melhor para encher a cara explica perfeitamente o processo de encher a cara! É a canção Vodka, da banda finlandesa de metal folk, Korpiklaani. A letra diz: "Vodka, lava as suas lágrimas. Vodka, tira os seus medos. Vodka, todo mundo é lindo". E, de fato, é essa a sensação de quem bebe muito. Pela melodia um tanto animada que dá mesmo vontade de virar umas doses, e pela letra extremamente explicativa, escolho Vodka como a música oficial para ficar bêbado. Coloque-a em um pen drive e faça as pessoas ouvirem em sua próxima festa.

Vodka by Korpiklaani on Grooveshark

Música para curtir a fossa

Domingo. Sete horas da noite. Você levou um pé na bunda há cinco dias. Faz cerca de duas horas que você está frente ao computador e não há ninguém no Facebook ou no MSN porque todos estão em algum churrasco ou na companhia do(a) namorado(a). Você se sente a pessoa mais solitária do mundo. É inevitável colocar para tocar aquela música mais depressiva, que te faz lembrar momentos bons que não voltam mais e, talvez, chorar sem que ninguém (sua mãe) veja. Para uma situação como essa, eu sugiro que você ouça Tallulah, do Sonata Arctica, e acompanhe a letra. Se você não se identificar e se sentir pior, com certeza vai sentir pena do eu-lírico da canção. A música conta a história de um jovem que terminou o relacionamento com o amor de sua vida, não consegue esquecer os momentos que tiveram juntos, e ainda a viu de mãos dadas com o baterista de sua banda. Além disso, a melodia é realmente muito emocionante. Até faz a fossa valer a pena. Chore, não chore. Tanto faz, mas pelo menos conheça esta bela canção.

Tallulah by Sonata Arctica on Grooveshark

Música para dançar


Acho que este tópico é o mais relativo. Pirmeiro porque existe gente que não dança de maneira alguma. Segundo porque cada pessoa tem seu espírito dançante desperto por um estilo musical diferente. Existe os que curtem balançar os cabelos ao som de Britney Spears e os que curtem rebolar com um pouco de funk carioca. Mas eu resolvi escolher uma música que é muito contagiante, e eu acredito que, mesmo que ela não faça você "sacudir as cadeiras" na balada, com certeza você irá, no mínimo, balançar sutilmente os bracinhos ou fazer movimentos ritmados com os pés. Trata-se do reggae Sweat (A la la la Long), do Inner Circle. Tente ouvir sem mexer nenhum músculo.

Sweat (A La La La La Long) by Inner Circle on Grooveshark

Música para bater em alguém


O cara que pegou sua ex, a menina que sempre se joga em cima do seu namorado, o carinha que fica zuando seu irmão mais novo, aquele cara mala da sua sala que se acha o máximo, o chefe que fica no seu pé. Sim, várias vezes na sua semana você tem que contar até dez para não virar um soco na cara da pessoa infeliz. Mas seria sensacional se um dia você tivesse coragem e o fizesse. E melhor ainda se houvesse uma música de fundo para deixar a cena mais emocionante e fazer você se sentir o Karate Kid. Para isso, escolhi uma música que faz com que eu mentalize todas as cenas em que eu espanco alguém e que todas sejam lindas. Trata-se de Mass Obliteration, da banda norte-americana de Brutal Death Metal (sim, isso existe), Suffocation. Ouça longe de pessoas indesejadas.

Mass Obliteration by Suffocation on Grooveshark

Música para fazer um strip-tease


Sim, é isso mesmo que você leu. Meu papel é escolher músicas para situações que podem vir a ocorrer na vida de todos. E, com certeza, algum dia você terá a necessidade de apimentar sua relação com uma dancinha sensual, uma lap dance, ou um strip-tease. Para isso, nada melhor que uma música bem sensual. Sendo assim, escolhi um vídeo que fala por si só, e a música ideal para a situação é Ronnie, do Metallica. Agora, siga os passos: aperte "play" no vídeo sem o áudio, deixe-o mudo. Então coloque a música do Metallica para tocar. Viu? Os dois se encaixam perfeitamente. Tente imitar, mande para sua namorada, seja feliz. Mas ouça a canção, porque ela é muito, muito boa.



Ronnie by Metallica on Grooveshark

Nenhum comentário:

Postar um comentário