sábado, 5 de novembro de 2011

A Song For You

Julia Germano Travieso 

Para a alegria dos fãs de Amy Winehouse, será lançado em 5 de dezembro o álbum póstumo da cantora, intitulado Lioness: Hidden Treasures. Amy Winehouse era, como muitos de vocês devem saber, uma artista talentosa, que conquistou a atenção e o respeito tanto da crítica quanto do público com o lançamento de apenas dois álbuns: Frank, produzido por Salaam Remi e lançado em 2003, abriu caminho para a explosão que viria a ser Back to Black, lançado em 2006 com a produção de Mark Ronson. 
Amy Winehouse deixou para trás várias músicas que,
reunidas, formaram Lioness: Hidden Treasures
Foto: Divulgação

Quem acompanhou a carreira dela sabia que havia planos para um novo álbum que estaria em processo de produção desde 2008. Entretanto, seu problema com as drogas e o álcool levou-a a um espiral autodestrutivo, distanciando-a cada vez mais da música. Muitos fãs, nessa época, abandonaram a esperança por um novo álbum.

Após sua morte em julho deste ano, vários músicos e produtores que haviam trabalhado com Amy no passado reuniram-se para ouvir gravações feitas ao longo de toda a carreira da cantora. Desse encontro saiu a escolha do repertório para seu álbum póstumo, que conta com versões alternativas de algumas de suas músicas, covers e faixas inéditas. 

A canção Valerie, cover da banda indie The Zutons, além de ser uma das preferidas de Amy, era superconhecida pelo público e por isso mesmo não poderia ficar de fora desse álbum que reúne em um único lugar as várias fases da cantora. Outra música que merece atenção especial é A Song For You, gravada na primaveira de 2009, enquanto a artista lutava contra seus demônios. 

Quem estava com sede por novidade, já pode ouvir duas canções que estarão no álbum. Uma delas é a versão reggae da música Our Day Will Come, da banda Ruby & the Romantics, que foi gravada pela Amy em 2002 e produzida por Salaam Remi. Já a outra é Like Smoke, uma parceria entre Amy e o rapper NAS (Amy já havia dedicado Me and Mr. Jones a ele), uma canção que retrata os sentimentos do amigo em relação à morte da cantora. A união entre a voz profunda de Amy e as rimas de NAS são ingredientes de uma canção que tem o potencial de um single. 

Our Day Will Come:
  

Like Smoke:
(créditos pelo player ao Omelete)

Por fim, vale a pena dar atenção especial à parceria entre Tony Bennett e Winehouse, que fica registrada na música Body and Soul, gravada em Março desse ano, a última realizada em estúdio pela cantora




Nenhum comentário:

Postar um comentário