segunda-feira, 14 de novembro de 2011

S.O.J.A

Os soldados que o mundo precisa: conscientes, positivos, esperançosos e revolucionários

Carolina Rodrigues

S.O.J.A e a natureza: sempre juntos
Créditos: site oficial
Já que estamos nesse clima de SWU, resolvi escrever sobre alguma banda interessante do festival e a escolha foi S.O.J.A. A sigla significa Soldiers of Jah Army (Soldados do Exército de Jah) e o grupo americano toca um reggae pouco conhecido no Brasil. Mas, mesmo assim, os integrantes agradaram bastante o público e podem ganhar mais espaço no cenário nacional a partir de agora.

S.O.J.A apresentou-se no primeiro dia de festival, no palco “Consciência”, e lotou a platéia. Como não estive lá (mas gostaria!), não vou falar muito do show no SWU em si, e sim da banda. Lá vai... 

Vou começar pelos integrantes: Jacob Hemphill (vocalista e guitarrista), Bob Jefferson (baixista), Ryan Berty (baterista), Ken Brownell (percussionista) e Patrick O’Shea (tecladista) - além do acompanhamento de saxofone e trompete. São uns “garotos” de um talento e tanto, talento esse que repercute nas músicas (é claro!). 

A mais famosa produção do grupo e a primeira que conheci é a música True Love. Ela está presente no segundo álbum do S.O.J.A, Peace in a Time of War (Paz em Tempo de Guerra), um dos mais vendidos. Ademais desse, foram gravados nove discos, todos com músicas que falam de paz, amor, vibrações positivas, dentre outros típicos assuntos de músicas reggae. 

O site oficial da banda descreve-os como um grupo que quer uma “revolução com esperança para trazer positivas mudanças: ambientalmente, politicamente e socialmente”. O vocalista Jacob diz que canta para colocar as pessoas e a Terra na mesma direção, com o mesmo futuro; caso contrário, estamos acabados. “Esse lugar está ficando muito quente, só isso. Reset Button”. 

Ou seja, fica clara a importância que o grupo dá à natureza e às coisas simples da vida, o que a maioria das pessoas descarta no dia-a-dia. A música já citada, True Love, diz exatamente isso: “Assim como a terra que carrega o nome da África, o amor está na minha mente. É para todos, não importa de onde você seja. Amor ultrapassa todas as barreiras, como o sentimento de todas as estações mudando”. 

Confiram, então, o clipe da música e não deixem de pensar sobre a mensagem que ele traz... o próprio festival do qual eles participaram esse final de semana já diz: Start With U ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário