sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rádios na internet

Carolina Ito


O rádio chegou ao Brasil nos anos 20 e se popularizou rapidamente. As primeiras grandes emissoras musicais foram a Rádio Philips e a Rádio Nacional de Rio de Janeiro que lançaram artistas de peso como Carmen Miranda, Francisco Alves, Vicente Celestino, Elizeth Cardoso, Noel Rosa, entre muitos outros.

Nos anos 70, a popularidade do rádio se expandiu com a chegada das FM’s que proporcionavam maior qualidade de transmissão e foco no conteúdo musical. Hoje, com os novos recursos tecnológicos (principalmente televisão e internet), a dúvida é: o rádio irá desaparecer?

Os estudiosos se dividem nessa questão, mas o consenso é de que as emissoras de rádio precisam se adaptar aos novos rumos da era digital. E isso já está acontecendo! Cada vez mais as rádios estão disponibilizando seu conteúdo na internet, nas chamadas webradios.

O portal www.radios.com.br reúne dezenas de webradios nacionais e internacionais com um menu de categorias bem prático. Dance, flash-back, forró, hits, jazz, MPB, oldies, pop-rock, são algumas das categorias musicais encontradas no site.

Aí vão algumas sugestões de webradios com link direto para os players:

Na categoria MPB, sugiro a Radio BossaNova Fm, a MPB Fm (Ambas do Rio de Janeiro) e a Afro Rádio Web. Para quem curte jazz, vai a recomendação das rádios BrJazz e Jazz Medley. Na guia pop-rock, sugiro a Multishow Fm e para quem está antenado nos últimos hits, indico a Estação Pop, que é a mais acessada na web, segundo os dados do portal.

Para os que achavam que a internet não possui a mesma portabilidade e facilidade do aparelho de rádio, agora temos celulares que se conectam a qualquer webradio do mundo. Outra vantagem é que você pode acessar essas rádios de maneira livre e direcionada, escolhendo o estilo musical que deseja ouvir. E, sem dúvida, a webradio é uma boa pedida para quem gosta de ouvir música enquanto navega pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário