sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Primavera brasileira

Carolina Ito

A primavera começa no dia 23 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro e não poderíamos deixar de falar dessa estação que tanto inspira os artistas. Na música, a estação das flores é associada à natureza, aos sons orgânicos e (como não poderia faltar) ao amor.

Selecionei 8 músicas brasileiras que me lembram a primavera de alguma maneira. Algumas fogem um pouco dos temas clichês, outras falam da estação de maneira explícita, mas gosto de pensar que o som dialoga com o clima – e isso dá pano pra manga, se pensarmos na questão do gosto pessoal e das sensações que nos atingem quando estamos ouvindo música.

A vibe primaveril me lembra um sonzinho mais tranquilo, como o da versão de Primavera, do Pato Fu. A música que sai um pouco desse padrão é Primavera nos dentes, do Secos e Molhados, que tem uma letra mais filosófica, mas não deixa de ser estimulante.

Pra quem não conhece muito a cantora Céu, vale a pena ouvir a versão que ela fez de Rosa Menina Rosa, composta por Jorge Ben Jor. O mesmo vale para Moreno Veloso, filho de Caetano, que lançou um álbum chamado Máquina de Escrever Música, em 2000. Aqui ele aparece com Das Partes, uma canção que fala sobre a "estranha forma de amizade entre insetos e plantas".

Por coincidência, foi no ano de 2000 que Caetano Veloso lançou o disco Noites de Norte, que eu considero um dos melhores de sua discografia. Desse álbum escolhi a música Sou Seu Sabiá, na qual ele imita o som do pássaro, sutilmente, no decorrer da melodia.

A voz doce de Vanessa da Mata também tem tudo a ver com a primavera. Minha Herança: Uma Flor pertence ao álbum Sim, de 2007, e possui um videoclipe onírico dirigido por Gustavo Guimarães. Vanessa também regravou Um Girassol da Cor dos Seus Cabelos, composta por Milton Nascimento e Lô Borges, mas optei pela música original porque a voz de Milton é indispensável nessa e em qualquer playlist.

Por fim (e não menos importante), temos a música Primavera, do Los Hermanos, que carrega toda a dramaticidade amorosa do primeiro disco. Um hit incontestável da banda.

Confira a playlist:




Um comentário:

  1. Mto bom... Diria fodástico... E só pra não passar em branco lembro aqui da Primavera de Tim Maia.. que juntamente com todas essas primaveras certamente fizeram a diferença!

    ResponderExcluir