sábado, 12 de novembro de 2011

O charme britânico do McFLY

A história da banda inglesa cujo nome foi inspirado no personagem de Back to the Future

Maria Eduarda Amorim*

Foto: http://www.facebook.com/mcfly
Banda inglesa, formada por quatro integrantes, que tem o nome no Guinness Book por ser o grupo musical mais jovem a chegar duas vezes ao topo das paradas britânicas. Não, não estamos falando dos Beatles. McFLY é uma banda de pop/rock composta por Tom Fletcher (guitarra e vocal), Danny Jones (guitarra e vocal), Harry Judd (bateria) e Dougie Poynter (baixo e backing vocal) que conquistou uma legião de fãs no Brasil e no mundo.

Tudo começou quando Tom Fletcher se inscreveu em uma audição para fazer parte da banda Busted, em 2003. Mesmo não tendo conseguido a vaga, o garoto foi chamado pela gravadora Island para compor para a banda junto com o vocalista James Bourne.

Tom fez uma audição para a boyband. Foi assim que ele conheceu seu futuro parceiro, Danny Jones. Tom e Danny tiveram uma ligação e passaram a compor juntos, e esse foi o começo de uma grande amizade. Mais tarde, a dupla teve uma entrevista com a Universal Records, com quem assinou contrato. Harry Judd e Dougie Poynter foram contratados como baterista e baixista, respectivamente. Estava formada a banda. O nome da banda, McFLY, é uma homenagem ao personagem Marty McFly do filme Back to the Future (De Volta para o Futuro), interpretado por Michael J. Fox.

Em 2004, foi lançado o primeiro álbum, Room on the 3rd Floor, com o qual os garotos entraram para o Guiness Book como banda mais jovem a ter o primeiro CD no topo das paradas britânicas – posição que antes era ocupada pelos Beatles. O single Five Colours in Her Hair também alcançou o primeiro lugar entre os hits britânicos.

Em 2005, o segundo álbum foi lançado, intitulado Wonderland. Ele também conquistou o primeiro lugar nas paradas, dando ao McFLY o segundo recorde no Guiness. No mesmo ano, a banda ainda participou de campanhas de caridade do Comic Relief, acompanhando o projeto até a África, onde gravaram o cilpe da música You’ve Got a Friend, de James Taylor. O single All About You arrecadou uma grande quantia para a organização em Uganda.

Ainda em 2005 os quatro participaram do filme Just My Luck, estrelado por Lindsay Lohan e Chris Pine. Com esse filme a banda passou a chamar a atenção das fãs brasileiras, em 2006, ano em que o terceiro álbum, Motion in the Ocean, foi lançado.

Em 2007, a música The Heart Never Lies deu a Tom Fletcher o título de maior compositor de hits número um do Reino Unido, superando Michael Jackson e George Michael. No final desse ano, o álbum The Greatest Hits foi lançado, trazendo os grandes sucessos da banda. No Brasil, o DVD e o CD desse álbum atingiram o primeiro lugar em vendas.

Foto: http://www.facebook.com/mcfly
O álbum Radio: Active foi lançado em 2008 pela gravadora criada pela própria banda, a Super Records. Por ser de produção própria, esse álbum marcou uma mudança de estilo do McFLY, com músicas mais pesadas e marcadas pelos instrumentos como os hits Lies e One for the Radio. Esse álbum trouxe a banda em turnê pelo Brasil em 2008 e 2009 e foi distribuído gratuitamente, em Londres, junto com o jornal de domingo.

O álbum mais recente saiu em novembro de 2010. O Above the Noise quebrou a linha rock da banda, trazendo músicas em estilo pop com batidas eletrônicas: a música Shine a Light até conta com a participação especial de Taio Cruz. Mesmo destoando dos outros álbuns, este último acabou conquistando as fãs e ganhou uma repercussão maior. Ele também trouxe os britânicos de volta ao solo brasileiro em maio deste ano.

Em sua trajetória, o McFLY se apresentou com grandes astros da música, como Brian May (Queen) e  Roger Daltray (The Who), participaram com o Queen em especial para Freddie Mercury após gravarem um clipe cover de Don’t Stop me Now, e ainda se apresentaram para a rainha.

Atualmente a banda possui um site de relacionamento dedicado aos fãs em que, pagando uma determinada quantia por mês ou por ano, a pessoa tem acesso a músicas, vídeos, promoções, webchats e encontros com banda. Os quatro estão compondo um novo álbum que trará de volta o velho estilo da banda, e que, provavelmente, será lançado em 2012.

Deixo pra vocês o clipe de uma das minhas músicas preferidas - por causa desta música os fãs de McFLY se denominam Galaxy Defenders:


*Maria Eduarda Amorim é estudante de jornalismo e colaborou com este post para o Play This Beat.

4 comentários:

  1. Bom, amei! Ficou lindo! *-* fala sério?! Essa banda é pra encher as fas de orgulho! Nada melhor do que uma amante FIEL de McFLY pra contar a trajetória desses boys que ainda vai muuuuuito longe <3
    I'm a Galaxy Defender forever <3 <3

    ResponderExcluir
  2. Awwwwn, olha como eles tão bb's. Adorei o texto, Duds. Quero escrever da Leighton :/

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, toda a história dos meus lindos, hehe ^-^ Amei o texto Du, parebéns! Beeijos Jú Fletcher ;)

    ResponderExcluir