terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vocalista do U2 diz que banda ficará um tempo sem fazer shows

Carolina Baldin Meira

Bono Vox, cantor da banda irlandesa de rock U2, afirmou em entrevista ao jornal britânico “Metro” que o grupo deverá se afastar temporariamente dos palcos. Segundo o vocalista, apesar de ser difícil se despedir da turnê mundial 360 graus, esse tempo de descanso longe das estradas é necessário a ele e aos outros integrantes – o guitarrista The Edge, o baterista Larry Mullen Jr. e o baixista Adam Clayton.


O grupo  U2 - veteranos do rock que já acumulam 35 anos de carreira - saiu pelo mundo em uma série de apresentações para divulgar e promover seu último álbum de estúdio, o No Line On The Horizon (2009).  A turnê 360 graus contou com 110 apresentações diferentes no total de dois anos.

Em abril deste ano, a banda passou pelo Brasil e realizou três shows no estádio do Morumbi, em São Paulo. Foi aqui, em solo brasileiro, que a turnê 360 graus potencializou seus lucros e quebrou o recorde anterior dos Rolling Stones, tornando-se a turnê de maior bilheteria na história. Estima-se que, ao todo, a banda tenha arrecadado mais de 500 milhões de dólares em shows cujos públicos, no total, ultrapassaram a marca de 5 milhões de pessoas.

Segundo Bono, o cansaço não muda a importância da turnê 360 graus para a banda. “Costumam dizer que toda turnê dura dez dias a mais do que deveria. Não esta. Nós genuinamente amamos cada noite, e, no fim, ficamos muito tristes”, declarou o cantor. Entretanto, apesar da saudade, a banda chegou ao consenso de que precisam de uma folga dos palcos antes de voltarem a ativa.

A turnê 360 graus recebeu esse nome em função da impressionante estrutura dos shows: o palco posicionado no centro dos estádios proporcionava uma visão de 360º ao público, tanto da banda quanto dos telões exibidos durante a apresentação. A estrutura possuía pontes rotativas para a circulação dos músicos, além de uma plataforma em aço de quase 50 metros que sustentava painéis em LED. Um show – literalmente – de tecnologia.


O espetáculo visual e inovador proporcionado foi um marco na carreira dos irlandeses do U2 e também na história da música. A qualidade das apresentações nos remete ao nível dos shows do grupo de rock ao longo dos anos 90, principalmente pela grandiosidade e capacidade de atrair multidões de fãs.

Assista abaixo o vídeo da música I Still Haven't Found What I'm Looking For, gravado em um dos shows da turnê 360 graus:


Nenhum comentário:

Postar um comentário