quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A vida de George Harrison em documentário

O grande Martin Scorcese mostra, em filme, a vida e a busca espiritual do eterno guitarrista dos Beatles
Marina Rosanese

George Harrison teve a ideia de fazer uma antologia de sua vida enquanto ele e os outros Beatles Ringo Starr e Paul McCartney vasculhavam material para fazer o documentário Beatles Anthology dos anos 90. O problema é que Harrison falaceu em 2001 devido a um câncer e nunca teve a oportunidade de realizar esse sonho. A viúva de George Harrison, Olivia, tomou as providências e fez questão de realizar o desejo do marido.

George Harrison.
Fonte: myspace.com/georgeharrison
Para isso, Olivia recorreu ao grande diretor norte-americano Martin Scorcese para criar o documentário em duas partes chamado "George Harrison: Living In The Material World". A produção estreará em outubro na HBO norte-americana. Além do documentário, Olivia compilou um livro repleto de fotografias inéditas de George Harrison e anotações de seus diários. Segundo ela, "é uma história que captura verdadeiramente a essência de George".

O tema central do filme é a procura de Harrison por um sentido na vida, que se iniciou na era da beatlemania, quando George percebeu que o sucesso não vinha necessariamente acompanhado de satisfação. Segundo Scorcese, o guitarrista  queria encontrar um modo de viver verdadeiramente e com compaixão. O documentário apresenta novas entrevistas com Paul McCartney, Yoko Ono, Ringo Starr e, até mesmo, Eric Clapton. Mas Scorcese se apoiou principalmente nos arquivos do próprio George Harrison, como imagens dos Beatles em férias, filmagens caseiras de George brincando com o filho Dhani em seu estúdio de gravação, sua primeira aula de cítara, e muito mais.

George Harrison
Fonte: myspace.com/georgeharrison
Para Martin Scorcese, a dificuldade foi em encontrar imagens raras ou inéditas, uma vez que a história dos Beatles já foi contada muitas vezes. Portanto, ele procurou abordar a história da banda pela perspectiva pessoal de Harrison. O documentário tampouco hesitou em mostrar o lado negro de George Harrison. Segundo a viúva Olivia, "ele sempre se declarou um pecador. Queria viver tudo na vida. E foi isso o que fez". O documentário também mostrará os projetos de Harrison fora da música: seu trabalho como produtor de cinema, seu fanatismo por corrida. George pensava em como viver sua vida após os Beatles e o filme mostra que "ele descobriu um jeito", afirma o produtor Nigel Sinclair.

Confira aqui o trailer de Living In The Material World:

Nenhum comentário:

Postar um comentário