terça-feira, 20 de setembro de 2011

Transmissor lança segundo álbum com influências de pop e música brasileira

Vanessa Souza

Pop rock mineiro. Se pensarmos em nomes como Jota Quest e Skank, parece ser uma receita de sucesso. Mesmo não sendo uma cópia dessas bandas, o Transmissor tem potencial para dar certo. Com um som leve e fácil de ouvir, eles são uma das promessas de salvação do estilo no Brasil.

O álbum Nacional, lançado no começo de agosto deste ano, segue uma tendência que as bandas independentes vêm usando como divulgação: o álbum saiu primeiro na internet para ser ouvido de graça através de streaming (clicando aqui, você pode ouvi-lo). Além disso, a banda também teve a idéia de vender o download do disco na base do ‘pague quanto quiser’, assim como eles explicam aqui.

Mesmo sendo só o segundo álbum da carreira, a banda mostra maturidade nas composições e nos arranjos. Além de violão, bateria, guitarra, teclado e baixo, algumas canções têm também instrumentos de sopro, como a faixa Só Se For Domingo. Ao ouvir essa música, a vontade que se tem é de assoviar junto com a introdução. Vazio evidencia as influências MPB da banda, lembrando até um pouco de Los Hermanos, enquanto Outra Ela é uma balada que fala sobre a dor de não se conseguir esquecer alguém.

Os vocais alternados entre Jennifer Souza, Leonardo Marques e Thiago Corrêa é uma das características marcantes da banda que já vem do primeiro álbum e está presente na deliciosa Longe Daqui, cantada por Jennifer e Leonardo. Bonina é um pop que fica preso na cabeça por um bom tempo – ótimo candidato a single.

Nacional ainda conta com um cover: a música escolhida foi Nada Será Como Antes, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. A releitura trouxe a canção aos tempos atuais como se fosse de autoria do próprio Transmissor, tão grande foi a intimidade que a banda criou com a música (infelizmente ela não está disponível no streaming).

Não perca tempo e aproveite para ouvir Bonina:

2 comentários:

  1. Oi Vanessa, muito legal seu post!
    Soh duas correções:
    Os vocais são divididos entre Thiago , Jennifer e Leonardo Marques. "Longe daqui" por exemplo Eh o Leo com a Jenny.
    Outra coisa; o "pague quanto quiser" Eh pelo download do disco e não pelo disco físico que fica pronto no final de outubro.
    Valeu demais!
    Henrique

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Henrique! Já corrigi o post.

    ResponderExcluir