sábado, 24 de setembro de 2011

Para quem não foi ao Rock in Rio

Um apanhado sobre as atrações que subiram ao palco Sunset neste sábado

Carolina Ito

É com certa tristeza que acompanho os shows do Rock in Rio 2011 pelo Youtube ou pelo canal Multishow, afinal, seria melhor se não fosse platônico. Mas não vou negar que a transmissão simultânea é uma alternativa louvável para quem não pôde comparecer ao evento de música que não acontece no Brasil há dez anos.

O palco Mundo, que é o principal, traz nomes de peso como Shakira, Katy Perry, Elton John, Metallica , Coldplay, Guns n’ Roses, entre tantos outros conhecidos do grande público. O cantor Frejat, em entrevista à Globo News, atenta para o fato de que “o Rock in Rio não é somente um festival de rock, mas sim, de música pop em geral e isso não é ruim”.

O que rola hoje no Mundo (o palco), tem uma vibe mais rock n’ roll com Nx Zero, Stone Sour, Capital Inicial, Snow Patrol e, para fechar, os veteranos do Red Hot Chili Pepers. Mas é com carinho que chamo atenção para as atrações do palco Sunset, com destaque para Cibelle, Karina Buhr, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi. Se você não pôde ir à quarta edição do Rock in Rio brasileiro, vale a pena conhecer ou escutar essas estrelas.

A cantora paulistana Cibelle possui um estilo que autodenomina como “Tropical Punk”, uma música experimental e difícil de definir. O terceiro álbum da carreira de Cibelle, Las Vênus Resort Palace Hotel, foi lançado em 2010 com edição especial em vinil. 


Confira o videoclipe de Green Grass, de Tom Waits, na versão de Cibelle:


Hora de falar de Karina Buhr. A carreira da cantora despontou no ano passado com o lançamento de seu primeiro disco, Eu menti pra você, que possui influência de ritmos do carnaval de recife, como forró e maracatu. Vivendo grande parte da vida em Pernambuco, ela também pôde absorver as influências do manguebeat de Chico Science e Nação Zumbi.

O movimento do manguebeat surgiu na década de 90, adquirindo um manifesto chamado Caranguejos com Cérebro que propõe fazer música misturando diversos gêneros e plataformas. Este ano, a banda Nação Zumbi dividiu o palco Sunset com a cantora Tulipa Ruiz que, em 2009, foi incluída no coletivo dos “Novos Paulistas” ao lado de Tiê, Thiago Pethit, Dudu Tsuda e Tatá Aeroplano. Efêmera é o nome de um dos discos mais aclamados de 2010 com participações das musas Anelis Assumpção, Mariana Aydar e Tiê.

Além dessas atrações, também se apresentaram Marcelo Yuka (ex-O Rappa), Amora Pêra, Milton Nascimento, com a cantora de jazz Esperanza Spalding, e Mike Patton (vocalista do Faith No More) com a Orquestra de Heliópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário