sábado, 10 de setembro de 2011

Mistura de Sucessos

De Ivete Sangalo a Megadeth: de tudo um pouco fazendo sucesso nas edições anteriores do Rock In Rio.

Mayara Abreu Mendes

Em nove edições de Rock In Rio, diversos artistas passaram por seus muitos palcos no Rio de Janeiro, em Lisboa e em Madrid. O grande marco do evento é unir muitos dos mitos da música nacional e internacional em um só lugar - a tão famosa Cidade do Rock. Por conta disso, algumas participações acabam tendo uma importância e um destaque a mais. É sobre essas apresentações que iremos falar hoje.

Como minha amiga Carolina Rodrigues disse em seu post sobre o primeiro Rock In Rio, o ano de 1985 teve seu maior destaque com a linda versão do Freddie Mercury de Love Of My Life, o enorme público do Iron Maiden e a vontade de continuar a carreira reacendida em James Taylor. Nacionalmente, o que deixou marca na história do evento foi o show do Barão Vermelho, ainda com Cazuza, que aconteceu no dia 15 de janeiro, data da eleição de Tancredo Neves (o primeiro presidente pós-Ditadura Militar).

A segunda edição demorou a ser realizada. Apenas em 1991, no Maracanã, tivemos o próximo Rock In Rio. Minha mãe, que estava presente, sempre me disse que o melhor show da sua vida foi durante esta edição: o do Guns N'Roses. Além desse, Prince, Santana, Faith No More, New Kids On The Block e INXS foram outros grandes shows internacionais. Leo Jaime, Sepultura e Titãs foram grandes nomes brasileiros do evento.

Dez anos se passaram e o Rock In Rio retornava à Jacarepaguá com 160 bandas para trazer, além de shows de rock, o projeto Por Um Mundo Melhor e os novos palcos divididos por estilos. Guns N'Roses mais uma vez foi um dos principais shows. Junto do Guns, tivemos Red Hot Chilli Peppers, Oasis, Foo Fighters, Britney Spears e Sting. Entre os artistas nacionais, os grandes shows foram de Barão Vermelho (agora sem Cazuza), Engenheiros do Hawaii e Cássia Eller, em um de seus últimos shows antes de morrer.

Três anos depois, surgiu a idéia de levar o Rock In Rio para fora do Brasil, sendo o primeiro o Rock In Rio Lisboa, em 2004. Desde então, todas as edições foram fora do Brasil (em Lisboa e Madrid). Com artistas como Amy Winehouse, Bon Jovi, Jack Johnson, Muse, Motörhead, Jamiroquai, artistas locais e brasileiros, o sucesso do Rock In Rio só aumentou. Vocês ficarão sabendo detalhadamente sobre essas edições na próxima semana!

Para a próxima edição do Rock In Rio - finalmente de volta a terras brasileiras -, espera-se que o sucesso e a qualidade se mantenham e que tenhamos grandes shows como em todas as edições anteriores. Enquanto isso, vamos aguardando os shows e ensaiando as músicas dos nossos artistas preferidos. Aqui vai uma música do Maroon 5, que tocará no quinto dia do Rock In Rio 2011.

2 comentários:

  1. Perfeito ... É engraçado pensar que o Rock In Rio ao longo dos anos deveria melhorar, porém percebo que isto não está acontecendo. Eu sinto que o Rock In Rio perdeu a sua identidade. Falei!!!!

    ResponderExcluir