domingo, 4 de setembro de 2011

Entre ironia, sarcasmo e bom humor, Jay Vaquer segue ‘alive in Brazil’

Vanessa Souza

O nome pode parecer estranho, mas você já deve ter ouvido alguma música do cantor e compositor carioca Jay Vaquer. Pode Agradecer, A Miragem, Cotidiano de Um Casal Feliz e A Falta que a Falta Faz são algumas das mais conhecidas. Entre um descompasso e outro com a mídia, Jay lançou cinco álbuns e um DVD, chamado Alive in Brazil – uma brincadeira com o consumo massivo de música estrangeira e sua vontade de continuar vivo no mercado fonográfico brasileiro.

Seu último trabalho, o álbum Umbigobunker?!, foi lançado em agosto deste ano e segue a linha sincera e visceral que o anterior Formidável Mundo Cão deixou em evidência. A faixa-título explica o nome do álbum, dizendo “Hora dessas, encontro um jeito / De ficar livre de tanto mal / Se alimenta em cada defeito / Um tempo inútil contemplando o próprio umbigo / Funcionando feito um bunker / Bem no meio desse campo de batalha”. Já Dia Desses é a faixa que mostra o grande potencial que a voz de Jay tem: ele vai desde notas graves, já muito exploradas nos álbuns anteriores, até agudos afinadíssimos no refrão.

A canção Ah, Mas Bem que Você Gosta (Coprófaga) é provavelmente aquela que você vai precisar de um dicionário para entender. O vocabulário que Jay usa nessa música não é dos mais simples, a começar pelo título. E o refrão, não menos que genial, diz “Agora não passo de um bosta / Ah, mas bem que você gosta”. Agora procure o que ‘coprófaga’ significa.

Assim como seu álbum anterior, esse novo tem uma voz feminina em uma das faixas. Do Nada, Me Jogaram Aos Leões traz a talentosa Maria Gadú como participação especial. Só não espere uma canção MPB: a música é um pop rock irônico, como só Jay sabe fazer.


O álbum Umbigobunker?! tem também outros destaques, como as músicas Personal Saturno, Júpiter Privé, Presença Hecatombe, E Assim, Saltar e Ritual da Chuva Seca. Mas o álbum todo merece ser ouvido: é música de qualidade e de toda verdade possível. Se você nunca ouviu falar no Jay Vaquer, agora é a hora para conhecê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário