quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Uma revelação longínqua do canto lírico

Marina Rosanese


Johanna Kurkela.
Créditos: Divulgação
Devo confessar que é bem difícil encontrar pessoas que, assim como eu, gostem de artistas que não sejam muito comerciais aqui no Brasil, como bandas de países nórdicos. Mais difícil ainda é encontrar pessoas que também apreciem derivações sinfônicas e melódicas do gênero metal. Pensando nessas pessoas (e em mim), acho interessante descrever Johanna Kurkela.

Johanna é uma cantora finlandesa de 26 anos que me surpreendeu com sua voz doce e seu fôlego incrível para cantar melodias que exigem enorme preparo e esforço vocal. Johanna publicou seu primeiro álbum em 2005. Ele é entitulado Hetki Hiljaa que, traduzindo do finlandês, significa "momento de silêncio" ou "momento tranquilo".

O estilo musical de Johanna é marcado por melodias bem elaboradas, voz repleta de lirismo e o uso de violinos e outros instrumentos acústicos. A maior parte de suas músicas são cantadas em seu idioma materno, o finlandês, mas Johanna também já fez covers em inglês e, como eu gosto de destacar, uma participação no último álbum da banda também finlandesa Sonata Arctica.
Nesse álbum (The Days Of Grays, 2009) Johanna canta duas músicas com o vocalista do Sonata Arctica, Tony Kakko, mostrando, dessa forma, que também é capaz de cantar (maravilhosamente bem) um pouco de metal, ainda que mantenha seu canto lírico.

Um cover de Johanna em inglês que eu considero especial é o de Nothing Else Matters do Metallica. Especial porque, com certeza, os eternos fãs de James Hetfield, vocalista da banda, dirão que não fica bem um cover do Metallica sem a voz grossa, rouca e heavy metal do James. Por isso mesmo defendo que, pegar uma música popularizada na voz de James Hetfield, dar a ela um arranjo melódico, acrescentar uma voz doce e feminina, e ainda fazer ficar bom, não é pra qualquer um.


Muitos metaleiros provavelmente a compararão com a vocalista do Epica, Simone Simmons. Acho válido. Ambas são ruivas, maravilhosas, e possuem uma voz incrível. Acrescento que, por trás de todo esse cabelo maravilhoso e essa voz sensacional, ainda existe uma garota que entende muito de música. Johanna estudou violino dos 5 aos 12 anos de idade, piano clássico por alguns anos e se especializou em música no ensino fundamental. Além disso, ainda estudou ciências aplicadas na faculdade. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário