terça-feira, 30 de agosto de 2011

O churrascão em três partes de Seu Jorge

Inspirado na teledramaturgia brasileira, Seu Jorge inicia novo projeto que pode até virar filme

Amanda Lima

Vizinha, Amiga da Minha Mulher e A Doida são algumas das músicas que fazem parte de Músicas para Churrasco Volume I, novo disco de Seu Jorge, lançado em 22 de julho. O músico pretende lançar uma trilogia que agregue os significados presentes na realidade dos subúrbios e retrate estereótipos – sugeridos pelos próprios títulos das canções – das favelas cariocas de forma alegre e descontraída.

O último trabalho de Seu Jorge havia sido o disco Seu Jorge e Almaz (2010), resultado de uma parceria com Pupillo e Lúcio Maia, ambos da banda Nação Zumbi, além de Antonio Pinto, compositor de trilhas sonoras para filmes como Central do Brasil e Cidade de Deus. Os músicos se reuniram primeiramente para gravar uma música para o filme Linha de Passe, mas a química foi tão boa que eles decidiram lançar um disco inteiro juntos. Trata-se de doze versões para músicas de diferentes compositores, de Jorge Ben a Michael Jackson.


Seu Jorge conhece de perto os problemas sociais enfrentados pelo Brasil e, inspirado em personagens retratados nas novelas brasileiras, aproxima as músicas do novo CD ao poder de união de eventos como o tão popular churrasco. Em entrevista à revista Rolling Stone, o músico conta: "É um sentimento do subúrbio que eu tenho de uma época em que as pessoas buscavam nos churrascos uma superação, de se encontrar nos fins de semana proporcionando momentos para estarem juntas".

Para ter noção da alegria à qual Seu Jorge se refere, assista ao vídeo de A Doida, primeiro single do disco:


A trilogia ainda pode dar origem a um filme. O músico pretende escrever um roteiro com histórias extraídas das canções para criar o que chama de 'rapsódia suburbana', uma espécie de comédia que conte a vida das personagens presentes nas canções.

Tal qual um cronista, Seu Jorge se inspira em situações do cotidiano ao compor histórias de personagens fictícios, e soma a elas a melodia do samba-rock. “Prometo botar todo mundo pra dançar”, garante o músico.

O canal da gravadora Universal Music Brasil no YouTube disponibilizou vídeos em que Seu Jorge fala um pouco sobre cada uma das faixas de Músicas para Churrasco Volume I. Para conferir, clique aqui.

@mandiml

Nenhum comentário:

Postar um comentário