terça-feira, 23 de agosto de 2011

Beats em Neverland

Resenha do primeiro disco de Anelis Assumpção em carreira solo

Carolina Ito

“Sou Suspeita Estou Sujeita Não Sou Santa”, adverte a capa do disco de Anelis Assumpção, lançado em junho de 2011. O nome do primeiro álbum solo da cantora - que já liderou a banda Dona Zica - serve como uma resposta aos que associam seu talento ao fato de ser filha de um dos maiores cantores e compositores da cena independente no Brasil nas décadas de 80 e 90: Itamar Assumpção.

Não há dúvidas de que o ambiente musical marcou a formação de Anelis e isso fica evidente logo na faixa de abertura do disco, que leva o nome de Mulher segundo o meu pai. Nela, as frases recortadas de Itamar acompanham um arranjo de blues que oferece o tira-gosto do que vem em seguida.

As participações de Karina Buhr (em Sonhando) e da cantora Céu (em Neverland) merecem destaque. A utilização de batidas do afro-beat e do reggae resulta em uma mistura sedutora de ritmos africanos com a malemolência das vozes femininas. Anelis também participou como backing vocal no álbum Vagarosa (2009) da cantora Céu. Aliás, se você encontrar semelhanças musicais entre essas duas artistas, com certeza, não estará cometendo um equívoco.

Outra curiosidade da carreira de Anelis é sua atuação como apresentadora do programa Ecoprático, da TV Cultura, no qual dava orientações sobre prática sustentável aos participantes. Amor sustentável é uma das melhores músicas do disco e tudo leva a crer que termos como 'biodegradável' e 'composteira' tenham sido inspirados no programa e adaptados ao contexto da canção.

Atualmente, a cantora apresenta o programa Manos e Minas, exibido na TV Cultura aos sábados, ao lado do rapper Max B.O. O rap é a base do som de Como é gostoso e O importante é o que interessa mostrando, mais uma vez, que o disco é um espelho que reflete as experiências da jovem paulistana.

Muitos duvidam da qualidade de artistas que possuem um sobrenome de peso, mas Anelis esclarece que está sujeita e, sobretudo, preparada para avaliações e comparações inevitáveis.

Assista ao vídeo de Bola com os amigos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário